segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que é Intercessão?

Interceder é colocar-se diante de Deus a favor do homem. Ver a necessidade para a intervenção de Deus nas mais diversas situações. É captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vêem e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propósito divino sejam cumpridos na vidas da pessoas.

Deus tem ministrado ao nosso ministério que intercessão é a argamassa de uma Igreja, onde devemos tampar todos os buracos não deixando brechas para o diabo trazer a desunião. A intercessão precisar ser um ministério onde traz união às Igrejas de Cristo, tanto interna como externamente, gerando um inter-relacionamento entre outros ministérios. Com alguns anos de ministério, pude perceber que muitas vezes, os ministérios que compõem uma igreja estão tão preocupados consigo mesmo, gerando desculpas para não ajudarem outros ministérios, com isso permitindo um distanciamento dos mesmos, onde brechas estão sendo abertas para entrada de fofocas, mentiras e etc.

Essa desorganização acontece por alguns motivos, mas colocarei dois pontos:

•Não há um planejamento. Ou quando é criado esse planejamento não são colocados de maneira adequada, sendo assim um planejamento ineficaz;


•O segundo ponto é que fazemos planejamentos, traçamos objetivos e metas, entretanto, muitas das vezes, esquecemos que trabalhamos com pessoas e não sabemos comunicar de maneira eficaz todos os processos para Igrejas e nem capacitamos as pessoas de maneira correta.

Diante de tal constatação podemos perceber como é fácil para o diabo trazer uma desestabilidade na Igreja. Por isso a intercessão tem de estar atenta a tudo, gerando a aproximação dos ministérios na igreja e tendo de gerar e desenvolver habilidades para resolver de maneira eficaz os conflitos.


Sete Passos para uma Intercessão Eficaz


1º.ORAR SEM CESSAR

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5:17) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:18)

2º.FIDELIDADE

O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. (Provérbios 28:20) Precisamos ser fiéis a Deus, ao nossos Pastores, à Igreja e à missão que nos foi dada. Desse modo não perderemos o foco.


3º.ADORAÇÃO

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:23) Adoração significa direcionar a oração a Deus, onde é gerada uma intimidade com Deus. Sendo a arma mais poderosa em um batalha espiritual.

4º.TER UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17) Quebrantamento é um processo que leva a pessoa abrir mão de sua vontade e do seu estilo de vida, submetendo-se incondicionalmente e se tornando totalmente dependente de Deus. Muitos crentes têm Jesus Cristo apenas como Salvador e não como o Senhor das suas vidas.


5º.SER LIBERTO

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)


Ser liberto é ser livre de cadeias e correntes que antes o oprimia e o aprisionava. O intercessor precisa libertar-se de tudo que impede a sua comunhão com Deus. Precisamos identificar quais são as áreas em nossa vida que precisam de libertação, para isso precisamos pedir ajuda ao Espírito Santo e estarmos prontos para ouvir, pois são áreas que temos certeza que não há nada de errado. Áreas que devemos buscar libertação e vigiar. E elas são:


•Mente, ou alma, ou psique: elemento com o qual contatamos a humanidade. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)


•Perdão: É o meio pelo qual todos os nossos delitos são anulados através da confissão e todas as brechas usadas pelo nosso adversário gerando morte, são cancelados e então somos perdoados e purificados de toda injustiça. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)


6º.FÉ

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. (Tiago 2:18) Como intercessores, não podemos só dizer que temos fé, mas temos de colocar em ação aquilo que acreditamos. Pois, a árvore é conhecida pelos frutos. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. (Mateus 7:16,17)


7º. SABEDORIA

E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. (Atos 6:10) E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1:5)


Mike Murdock em seu livro diz que: “todo problema é um problema de sabedoria”. Temos de buscar sabedoria para ministrar de maneira correta a vontade de Deus ao seu povo.


Alessandro Freitas

Um comentário: