segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que é Intercessão?

Interceder é colocar-se diante de Deus a favor do homem. Ver a necessidade para a intervenção de Deus nas mais diversas situações. É captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vêem e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propósito divino sejam cumpridos na vidas da pessoas.

Deus tem ministrado ao nosso ministério que intercessão é a argamassa de uma Igreja, onde devemos tampar todos os buracos não deixando brechas para o diabo trazer a desunião. A intercessão precisar ser um ministério onde traz união às Igrejas de Cristo, tanto interna como externamente, gerando um inter-relacionamento entre outros ministérios. Com alguns anos de ministério, pude perceber que muitas vezes, os ministérios que compõem uma igreja estão tão preocupados consigo mesmo, gerando desculpas para não ajudarem outros ministérios, com isso permitindo um distanciamento dos mesmos, onde brechas estão sendo abertas para entrada de fofocas, mentiras e etc.

Essa desorganização acontece por alguns motivos, mas colocarei dois pontos:

•Não há um planejamento. Ou quando é criado esse planejamento não são colocados de maneira adequada, sendo assim um planejamento ineficaz;


•O segundo ponto é que fazemos planejamentos, traçamos objetivos e metas, entretanto, muitas das vezes, esquecemos que trabalhamos com pessoas e não sabemos comunicar de maneira eficaz todos os processos para Igrejas e nem capacitamos as pessoas de maneira correta.

Diante de tal constatação podemos perceber como é fácil para o diabo trazer uma desestabilidade na Igreja. Por isso a intercessão tem de estar atenta a tudo, gerando a aproximação dos ministérios na igreja e tendo de gerar e desenvolver habilidades para resolver de maneira eficaz os conflitos.


Sete Passos para uma Intercessão Eficaz


1º.ORAR SEM CESSAR

Orai sem cessar. (1 Tessalonicenses 5:17) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:18)

2º.FIDELIDADE

O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune. (Provérbios 28:20) Precisamos ser fiéis a Deus, ao nossos Pastores, à Igreja e à missão que nos foi dada. Desse modo não perderemos o foco.


3º.ADORAÇÃO

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:23) Adoração significa direcionar a oração a Deus, onde é gerada uma intimidade com Deus. Sendo a arma mais poderosa em um batalha espiritual.

4º.TER UM CORAÇÃO QUEBRANTADO

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17) Quebrantamento é um processo que leva a pessoa abrir mão de sua vontade e do seu estilo de vida, submetendo-se incondicionalmente e se tornando totalmente dependente de Deus. Muitos crentes têm Jesus Cristo apenas como Salvador e não como o Senhor das suas vidas.


5º.SER LIBERTO

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)


Ser liberto é ser livre de cadeias e correntes que antes o oprimia e o aprisionava. O intercessor precisa libertar-se de tudo que impede a sua comunhão com Deus. Precisamos identificar quais são as áreas em nossa vida que precisam de libertação, para isso precisamos pedir ajuda ao Espírito Santo e estarmos prontos para ouvir, pois são áreas que temos certeza que não há nada de errado. Áreas que devemos buscar libertação e vigiar. E elas são:


•Mente, ou alma, ou psique: elemento com o qual contatamos a humanidade. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)


•Perdão: É o meio pelo qual todos os nossos delitos são anulados através da confissão e todas as brechas usadas pelo nosso adversário gerando morte, são cancelados e então somos perdoados e purificados de toda injustiça. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)


6º.FÉ

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. (Tiago 2:18) Como intercessores, não podemos só dizer que temos fé, mas temos de colocar em ação aquilo que acreditamos. Pois, a árvore é conhecida pelos frutos. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. (Mateus 7:16,17)


7º. SABEDORIA

E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. (Atos 6:10) E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1:5)


Mike Murdock em seu livro diz que: “todo problema é um problema de sabedoria”. Temos de buscar sabedoria para ministrar de maneira correta a vontade de Deus ao seu povo.


Alessandro Freitas

Entendendo a Missão e Visão de Intercessão

Toda intercessão para ser eficaz tem de estar associada a uma missão, isso determina todo o processo para o sucesso. Missão é a razão de existirmos, logo se não entendermos a nossa missão, não saberemos para onde ir.

Quando Deus chamou-me para o ministério, Ele falou que a minha missão era de restauração da noiva de Cristo, compreendi então, que Ele me desafiava a trabalhar em favor das Igrejas, Pastores, Líderes e pessoas com necessidades espirituais e ajudá-los a se reencontrarem no seu chamado.

Se não entendermos a missão que Deus nos deu, não poderemos ter sucesso em nosso caminhar. Em Êxodo 3: 10 Deus dá uma missão para Moisés. Diz que o enviaria para libertar o Seu povo do Egito. Contudo, antes de ser enviado, Deus explica toda a missão a Moisés, o porquê de enviá-lo para libertar o povo da opressão de Faraó e que em todo momento Deus estaria com ele.

A missão de um intercessor é de libertar o povo da opressão de satanás. E assim como foi com Moisés, será em nosso ministério. Pois, Moisés foi chamado para libertar o povo de Deus e nós para tirar o seu peso.

Precisamos entender que a missão nos dá a compreensão do nosso chamado. Todavia, só ela não nos tira da inércia. Pois toda missão vem acompanhada de uma visão. Visão essa que nos mostrará onde deveremos chegar e como fazê-lo. Já que todos nós somos fruto de uma visão de Deus.

Ele projetou, de modo diligente, a formação do ser humano até em seus mínimos detalhes, entregando-Se depois à tarefa de desenvolver a Sua visão e não descansou até ver a Sua obra completada. É isto a que Paulo se refere quando declara: “Somos feitura de Deus” (Ef. 2:10). Antes que Deus nos criasse, dando-nos forma com Suas mãos, antes de tomar a matéria e modelá-la em forma de homem, projetou-nos em sua mente: “Você é o fruto do sonho de Deus”. A visão te dará todas as informações para executar a sua missão com eficácia e êxito.

Em Habacuque 2:2, Deus fala para escreverem a visão legível e em tábuas, pois o ser humano tem a capacidade gigantesca de perder o foco. Por isso Deus diz: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.”. Quando escrevemos a visão que Deus nos dá, fica mais fácil compreendê-la. O ato de escrever e gravar significa compor um trabalho e fixá-lo, para que até aquelas pessoas que passem rápido saibam que você tem uma missão. Quando isso acontece torna mais difícil das pessoas conseguirem nos tirarem do foco e, muitas das vezes, essas pessoas serão muito importantes para nos ajudar a completar a nossa missão.

Precisamos entender que um intercessor precisa estar muito bem informado com sua visão, pois quando não há um completo entendimento da mesma, seremos pessoas sem certeza, dando a outros indivíduos o poder de decidir por nós.

Consideremos sempre que uma visão dada por Deus tem, entre outros aspectos, uma motivação sadia, onde um intercessor orientado de acordo com esses parâmetros poderá cumprir o propósito de Deus. É de suma importância que o intercessor tenha em mente, todo o tempo, que a visão correta não produz louvor pessoal, mas exalta a Deus e glorifica a Jesus Cristo. Todo intercessor disposto a servir deve ter gravado em seu coração que, a visão de Deus é cumprir Seu propósito nesta terra. Se você atua com este sentimento, então está ligado a vontade do Pai. Porque, quando uma visão não provem de Deus, na maioria das vezes está contaminada pelo egoísmo, avareza, orgulho, ciúme e vingança.

O que fazer para conhecer o propósito de Deus e desenvolver sua missão e visão? Todas as coisas que desejamos já existem, estão no mundo espiritual, isto é, na dimensão da benção divina. Porém é necessário entrar no sobrenatural e trazê-las para o plano físico, através da fé, tornando-as realidade em nossas vidas.

Todo aquele que compreendeu o motivo pelo qual está neste mundo, tomou a decisão de lutar com todas as suas forças até alcançar o seu objetivo. Objetivo esse de sair do plano comum, lançando-se à conquista daquilo que para outros tem sido impossível.


Alessandro Freitas

Introdução

Estou plenamente convencido de que os dias que vivemos são de mudanças, nas quais Deus, esta despertando-nos para uma intercessão de propósito dependente Dele.

O mundo esta clamando, para que se manifestem intercessores que tenham um coração integro, que sejam um exemplo, não somente como intercessores e pregadores, mas também como homens e mulheres de família e que vivam aquilo que pregam a outras pessoas. Acredito que quem tem condições de conduzir sua família de maneira correta, verá o sucesso refletido em qualquer atividade que desenvolva. Quando alguém deposita toda a sua confiança em Deus, de uma maneira plena, o sucesso virá simplesmente como um resultado natural.



Alessandro Freitas